sexta-feira, 26 de março de 2021

Dia Mundial do Teatro - Sugestões de espetáculos online

 


“Verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto, no Dia Mundial do Teatro, Os Lusíadas serão ditos, na íntegra, numa transmissão através do Facebook do D. Maria II, às 10h. Ao leme desta aventura, estará António Fonseca, ator que desde 2008 se tem atirado à epopeia de Camões para refrescar na memória coletiva este marco do património cultural português. 

Se estes são tempos de mudança, lembremo-nos que, do final do século XV até meados do século XVI, o tamanho do Mundo, para um europeu, mais que duplicou. Essa mudança deu-se em menos de 50 anos e está registada n’Os Lusíadas.  Mas Os Lusíadas são também uma súmula do saber que resistiu ao tempo e que continua a resistir: os factos são históricos ou poético/históricos, mas as suas profundas motivações são de todos os tempos. E a precisão e agudeza com que Camões as formula podem deixar-nos o resto da vida a meditar.”

Fonte: https://www.tndm.pt/pt/espetaculos/-os-lusiadas-como-nunca-os-ouviu/


Dia Mundial do Teatro: atividades online para todas as idades no TNSJ

Entre outras sugestões, À Espera de Godot e O Balcão são as produções próprias que sobem ao palco virtual da Casa para assinalar a data.

Com o espaço físico ainda “vedado”, as celebrações do Dia Mundial do Teatro vão chegar ao conforto e à segurança da casa dos espectadores. Para comemorar a data, o Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta uma série de atividades online. 

O programa arranca às 09h00, com a Oficina de Páscoa no Teatro, sendo que ao longo do dia vai ser possível assistir às transmissões de duas produções próprias da Instituição que marcaram o ano do Centenário do seu edifício-sede: À Espera de Godot e O Balcão. O programa digital do São João conta ainda com o lançamento de mais um episódio de Todos os que Falam, uma apresentação do Clube de Teatro Sub-18 e o lançamento do projeto Bambolina!.



No Dia Mundial do Teatro, entre as 10h00 e as 24h00, o Teatro Animação de Setúbal exibe “Valentin, Valentin”, baseada em textos do cantor e autor cómico alemão Karl Valentin, no Facebook do município.

No mesmo dia, e no mesmo horário, o Fórum Municipal Luísa Todi acolhe, em emissão online, a peça “FAKE”, de Miguel Fragata e Inês Barahona, que aborda a construção do falso como verdade.

A ligação para o streaming será disponibilizada no momento da compra do ingresso na BOL – Bilheteira Online.

Os bilhetes para o espetáculo têm o valor simbólico de 1, 2 ou 5 euros, mediante a disponibilidade de cada um, sendo que parte da bilheteira reverte a favor da APPACDM de Setúbal e da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.


Sem comentários:

Enviar um comentário