sábado, 8 de outubro de 2016

A 8 de outubro de 1998, José Saramago recebia o prémio Nobel da Literatura





Há 18 anos atrás, pelas 12h, Portugal recebia a notícia de que, uma vez mais, um Português ganhara o Prémio Nobel, desta vez da Literatura. Foi em 1998 que José Saramago (1922-2010) recebeu o prémio que é concedido, anualmente, àqueles que deram um contributo relevante para a humanidade em vários domínios do conhecimento, a saber: Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Economia.




A Biblioteca Escolar lembra esta data, e sugere a consulta regular do site oficial da Fundação Saramago (http://www.josesaramago.org/) onde poderá ficar a par dos eventos culturais que são promovidos pela Fundação e conhecer melhor 
 esta figura incontornável da cultura portuguesa.



À semelhança do site oficial da Fundação, transcrevemos um excerto do discurso que José Saramago proferiu aquando da entrega do prémio:

Em Frankfurt, onde estava no dia 8 de Outubro, as primeiras palavras que disse foram para agradecer à Academia Sueca a atribuição do Prémio Nobel de Literatura. Agradeci igualmente aos meus editores, aos meus tradutores e aos meus leitores. A todos volto a agradecer. E agora quero também agradecer aos escritores portugueses e de língua portuguesa, aos do passado e aos de agora: é por eles que as nossas literaturas existem, eu sou apenas mais um que a eles se veio juntar. Disse naquele dia que não nasci para isto, mas isto foi-me dado. Bem hajam, portanto.”




Para os mais jovens sugerimos o visionamento do filme “A Maior Flor do Mundo” baseado na obra homónima de José Saramago. É só seguir o seguinte link:

















A Biblioteca Escolar possui no seu acervo vários dos títulos deste escritor português. Aqui deixamos algumas sugestões:












 



Sem comentários:

Enviar um comentário