domingo, 30 de outubro de 2016

"Origami nos livros"





A professora de Matemática, Lídia Oliveira, irá dinamizar ao longo do ano letivo, na Biblioteca Escolar, pequenas “oficinas” para aprender a fazer Origamis.
Todos os meses as propostas de origamis obedecerão a uma temática. Este mês de outubro, e porque se assinalou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a professora Lídia propôs a elaboração de vários marcadores de livro.
Esta atividade decorrerá à segunda-feira, das 11h 45min às 13h 15min, com uma periodicidade mensal.
Deixamos a sequência de dobragens para um dos marcadores de livro para que possas fazê-lo, também tu, aí em casa, e um vídeo, em Espanhol, para o segundo modelo. Vamos lá…
 


SABIAS QUE... 
1.  O Origami é uma técnica originária da China, mas foi no Japão que o Origami realmente se popularizou e hoje já é considerado património da cultura japonesa.

2.    A palavra Origami tem a sua origem no Japonês (oru que significa "dobrar", e kami que significa "papel").

3.    É uma arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

4.    O Origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou padrões diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

5. A arte do Origami começou a ser difundida no século VIII, quando os mouros trouxeram a técnica até Espanha. Como a religião dos mouros proibia a criação de qualquer figura simbólica, eles usavam a técnica do Origami para estudar geometria.

6.  Os benefícios de se praticar e aprender Origami vão muito para além do facto de a criança e do adulto estudarem profundamente as formas geométricas e verem quantas   possibilidades de símbolos podem ser formados em cada quadrado de papel. Quem aprende Origami consegue desenvolver a motricidade das duas mãos, já que é necessário utilizar ambas as mãos. Para além disso, desenvolve a capacidade intelectual, a criatividade, a memória, a paciência e a atenção,  já que as regras precisam ser seguidas à risca.

Brevemente, anunciaremos a data da próxima atividade com Origamis. 

Aqui ficam algumas fotos desta primeira sessão.





 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário