domingo, 10 de novembro de 2019

Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen assinalado na Biblioteca da ESGB


A 6 de novembro de 1919 nascia no Porto aquela que viria a ser um dos grandes vultos da Literatura Portuguesa do século XX – Sophia de Mello Breyner Andresen.
A Biblioteca de ESGB não poderia deixar passar a data sem a assinalar com vários eventos que foram decorrendo ao longo do dia e que envolveram alunos de vários anos e níveis de ensino.
Assim, o dia começou com um apontamento musical da responsabilidade da professora de Educação Musical, Gisela Covas, e os alunos do 5.º 7.ª que interpretaram a “Cantata da Paz” da autoria da poeta.
Os alunos Monitores da Biblioteca distribuíram o texto “Homero” em mais umas “Leituras de Porta em porta”. Desta vez, os rolinhos tinham um apontamento alusivo à personagem principal deste conto – um búzio. O Búzio cumpria, também, a função de lembrar uma das temáticas recorrentes na poesia e nos textos de Sophia – o mar.
No entanto, o dia não podia terminar sem que se lesse e se ouvisse a poesia de Sophia. Assim, alguns alunos do 8.º 7.ª leram vários poemas da poeta para os seus colegas do 8.º 5.ª. Foi um belo momento de poesia.
Por sua vez, a professora bibliotecária deu início à atividade “Contar Sophia” e iniciou um ciclo de visitas à exposição “A(mar) Sophia” que a equipa da Biblioteca Escolar criou para assinalar esta efeméride. 


























Sem comentários:

Enviar um comentário