domingo, 10 de novembro de 2019

“Contar Sophia” na Biblioteca da ESGB





Para assinalar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a professora bibliotecária (PB) da ESGB, Filomena Lima, concebeu a atividade “Contar Sophia”. Nela a PB utiliza vários objetos guardados num velho baú para contar “histórias” sobre a poeta.
Cada sessão é diferente da anterior pois são os alunos que escolhem os objetos que se encontram guardados no baú e cada um dos objetos pode “contar” muitas histórias que a professora Filomena vai divulgando e adequando segundo a faixa etária e o nível de ensino dos alunos que participam na atividade. Ao longo de cerca de 40 minutos os alunos, que são convidados a participar com todo o conhecimento que detêm sobre a autora, ou pura e simplesmente com base na sua intuição, ajudam a levantar o véu sobre o que podem representar um búzio, um crucifixo, um presépio, uma rosa e um estetoscópio, por exemplo. Para além destes objetos, existem várias fotografias da autora, alguns dos livros que escreveu para crianças e até uma carta que Sophia escreveu ao seu marido, Francisco Sousa Tavares, por ocasião do vigésimo aniversário do seu casamento quando este esteve preso.
No final da sessão, a professora conduz os alunos numa visita guiada à exposição que estará patente até ao próximo dia 22 de novembro. 












Sem comentários:

Enviar um comentário