“Alerta Premika! Risco Online detetado Ameaça nas Redes Sociais! E agora, Marta?”
Premika, a androide futurista que entra em missão sempre que uma criança corre perigo, viaja do futuro até ao nosso tempo para observar Marta. Ela sabe que algo de errado se passa…Mas Marta anda tão entusiasmada com as toneladas de likes que recebe, que não liga nenhuma aos bips e beeps de aviso de Premika.
Será que tu lhe podes dar uma ajuda? É que Marta tem muitas decisões para tomar e precisa mesmo de alguém, do lado dela, que a ajude a navegar na Internet em segurança…
Tiago tem dez anos e
adora videojogos…e já não é de agora! Começou a jogar aos seis anos, primeiro
com os amigos da escola, depois com os amigos dos amigos. Há algum tempo,
meteu-se num jogo de equipas online, sem conhecer os jogadores. Mas o Tiago
acha-os bué fixes, sobretudo o BlackShark. Ele sabe tudo sobre videojogos e o
Tiago está completamente fascinado por este amigo virtual.
Só pensa no BlackShark, e em todas as coisas giras
que ele lhe ensina, desde que acorda até que se deita. Será que o BlackShark é
mesmo tão fixe como o Tiago pensa? É que, ultimamente, o Tiago tem andado
irritadiço e nem quer brincar com os amigos nos intervalos das aulas, o que é
muito estranho…
Fonte: Wook.pt
Estamos perante dois livros que abordam o problema da Segurança Online de modo quase interativo. No primeiro livro, o leitor ajuda a personagem principal a tomar decisões em momentos chave do seu percurso no mundo digital - consoante a opção do leitor assim prossegue a narrativa, com diferentes consequências para Marta dependentemente das opções tomadas. No segundo livro, as autoras apresentam 5 percursos diferentes que o leitor deverá seguir.
No final de ambos os livros, as autoras apresentam várias DICAS DE SEGURANÇA para uma utilização segura do Facebook (e outras redes sociais) – no 1.º livro, e de segurança para jogar online – no 2.º livro.
AQUI FICAM ALGUMAS:
- No Facebook, no Instagram, ou em outras redes
sociais, deves aceitar pedidos de amizade apenas de pessoas que conheces em
carne e osso ou as que são aprovadas pelos teus pais.
- Para evitares pessoas mal-intencionadas, não
coloques fotografias que possam identificar os sítios onde vives ou vais
habitualmente (a tua escola, a porta de casa, a rua dos avós, onde fazes
desporto, danças ou jogas futebol, etc.)
- Desconfia sempre de desconhecidos que te pedem o
teu nome, morada, número de telefone, o nome da tua escola ou fotografias tuas.
Nunca deves dar essa informação, mesmo que a pessoa te pareça simpática.
- Protege as tuas contas do jogo com passwords fortes (cada password deve conter oito carateres, no
mínimo, misturando letras, números, maiúsculas, símbolos, hífenes. As passwords são uma espécie de chave de
casa que usamos no mundo digital e, como tal, não devem ser partilhadas.
- Os jogos são mundos de fantasia, onde, por vezes,
vivemos experiências muito intensas. Nunca tentes replicar na vida real
situações que experimentaste nos jogos.
- Se jogares com alguém que é agressivo, ou que te
pressiona para obter informações pessoais, ou que te envia conteúdos
esquisitos, tens o direito de bloquear e denunciar esse jogador.
- Se tiveres dúvidas, consulta o site do Centro
Internet Segura em www.internetsegura.pt
ou liga para o número 800 21 90 90 de “Linha Internet Segura”. É gratuito e
confidencial.
Fontes:
Manata, C., Palermo, R., Castro, T. S., (2017). Alerta Premika! Risco Online detetado Ameaça nas Redes Sociais! E agora, Marta?. Lisboa: Edições Teodolito.
Manata,
C., Palermo, R., Castro, T. S., (2020). Alerta Premika! Risco Online
detetado Um jogo Online Arriscado! E agora, Tiago?. Lisboa: Edições Teodolito.
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