terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

"La Chandeleur" - A festa dos crepes



A tradição de comer crepes nesta data é muito antiga. O papa Gelásio I distribuía crepes aos peregrinos em Roma. O formato circular e amarelado do crepe poderá sugerir a roda da vida e o seu elemento principal, o sol. Ele representa o retorno da primavera e da luz depois dos dias sombrios de inverno.

A preparação dos crepes também tem um ritual importante. Uma tradição do século V, diz que ao virar o crepe com a mão direita, você deve ter algo de ouro na mão esquerda (pode ser uma moeda também). Ao girar o crepe, ele deve cair perfeitamente de volta na panela. Segundo a lenda, isto traz prosperidade para o ano.

Segundo as tradições mais antigas, o primeiro crepe também era importante. Ele devia ser guardado no armário para que a colheita nesse ano fosse abundante.

Juntamente com os crepes doces ou salgados, é tradição beber sidra numa tigela redonda, em vez de se utilizar um copo. Os franceses em geral, cristãos e não cristãos, costumam recordar a tradição e juntar a família e os amigos para comerem crepes.

 

Aqui fica uma receita de crepes para assinalares este dia festivo. 

Bon Appétit!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário