domingo, 29 de novembro de 2015

"A Vida Mágica da Sementinha"






         Está patente no Pavilhão H a exposição "Sementes de Leitura" da responsabilidade da equipa da BE e que surge na sequência da leitura do livro “A Vida Mágica da Sementinha” de Alves Redol, obra que integra a lista de “Obras e Textos para a Educação Literária” e do Plano Nacional de Leitura do 5.º ano”.
Pretende, de uma forma singela, complementar a aprendizagem proporcionada pela leitura da obra, que relata a história de uma semente de trigo, bem como contextualizar a visita à exposição, patente na Biblioteca Escolar, “No Início era a Semente”, do Centro de Ciência Viva de Sintra.
A exposição visa, também, dar a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos do 5.º ano, no âmbito de uma das tarefas que é realizada durante a visita orientada à Biblioteca Escolar, no início do ano letivo.
Acresce referir o trabalho interdisciplinar realizado ao envolver as turmas de Artes dos 10.º e 12.º anos, que produziram os trabalhos expostos no painel do piso 0, inspirados em alguns dos objetos expostos e na própria essência da exposição – o Trigo.







“No início era a semente”



Está patente, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Gama Barros, a exposição “No início era a semente” do Centro de Ciência Viva de Sintra. Esta exposição, que já passou por muitas outras escolas, tem vindo a ser visitada pelas turmas de 5.º e 6.ºanos. A exposição permite que os alunos tenham uma visão muito concreta do ciclo de vida das plantas desde o processo de polinização, passando pela germinação, pela plântula até chegar a uma planta adulta. Para além de dois filmes que mostram o processo de polinização e de germinação das plantas, os alunos são confrontados com atividades práticas e interativas que lhes possibilitam o conhecimento de diferentes tipos de sementes bem como as diversas formas como elas se dispersam. De entre outras atividades, os alunos podem, também, observar, com recurso a uma lupa binocular, pormenores de uma semente de feijão não percetíveis a olho nu. Para se perceber melhor a importância de fatores como a água, o oxigénio e a temperatura na germinação de uma planta, estão expostos vários exemplos de plantas que se estão a desenvolver em diferentes condições – milho e ervilhas em solo de areia, devidamente regado, por exemplo, e várias sementes de ervilha em diferentes estádios de evolução.
Os alunos têm manifestado muito interesse e muita adesão a esta atividade. A exposição estará patente na Biblioteca da Escola até ao próximo dia 4 de dezembro e pode, também, ser visitada em regime livre.










domingo, 15 de novembro de 2015

Turmas de 7.º ano elaboram Kahoot sobre Sophia de Mello Breyner Andresen e sobre “O Cavaleiro da Dinamarca”






Na sequência da leitura da obra “O Cavaleiro da Dinamarca” 4 turmas do 7.º ano produziram um exercício de escolha múltipla sobre esta obra e também sobre a vida da sua autora, referência incontornável da Literatura Portuguesa.
Depois de todo o questionário estar registado na aplicação Kahoot, o jogo será “ativado” e cada grupo funcionará como uma equipa. A equipa que responder acertadamente a um maior número de questões será, logicamente, a vencedora e receberá um prémio simbólico.
Se quiser construir um “Kahoot” sobre algum tema do seu interesse, basta ter acesso à Internet, ter uma conta de email e aceder a - getkahoot.com
Vai ver que é uma forma divertida e criativa de aprender e de partilhar o conhecimento. Experimente.