segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Miss Gage está de volta!

 

A personagem principal do livro “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf, está de volta à Biblioteca da EBS Gama Barros. À semelhança de anos letivos anteriores, Miss Gage vem partilhar com @s alun@s do 5.º ano parte das suas aventuras, mas tem, também, outros propósitos.

Esta velha senhora vem preparada para sensibilizar @s alun@s para boas práticas na pesquisa da informação, nomeadamente as relacionadas com o respeito pelos Direitos de Autor. A propósito de uma pequena tarefa de pesquisa de informação sobre a autora do livro, Miss Gage clarifica o conceito de pesquisa, sublinhando a diferença em relação ao conceito de “Cópia”, e orienta @s alun@s na tomada de notas como bons “detetives” que são. Afinal, qual é o detetive que se preza que pretende ser acusado de um crime, nomeadamente do de Plágio?

Uma aparente brincadeira que pretende levar os alunos a interiorizar noções importantes associadas à Literacia da Informação.







À Roda dos Livros na Biblioteca Escolar…

 


“À Roda dos Livros” é uma nova atividade da Biblioteca Escolar dinamizada pela professora Cláudia Cardoso. Destina-se, preferencialmente, aos alunos do 2.º Ciclo e, tal como o nome indica, os alunos vão ser convidados a estarem sentados à roda de um livro que irá ser lido e explorado por esta professora de Educação Física, membro da equipa da BE/CRE, e uma verdadeira amante de livros e de leitura.

A primeira atividade está a ser dinamizada com alunos do 5.º ano e desenvolve-se em torno da leitura de excertos do livro “O Grande Livro dos Superpoderes” das autoras Susanna Isern (texto) e Rocio Bonilla (ilustrações). Depois de ouvirem atentamente as descrições dos poderes de algumas das personagens, @s alun@s são convidad@s a adivinharem de que superpoder se trata e são desafiados a realizarem uma pequena atividade alusiva a esse superpoder – criatividade, leitura, perseverança, atenção e agilidade são alguns dos poderes que são abordados nestas sessões de leitura.

Na verdade, todos nós temos superpoderes. Este é o princípio de que se parte para cada um dos alunos descobrir qual é o seu superpoder, inspirado pelo texto e pelas ilustrações do livro. “Muitas vezes, os nossos superpoderes são aquilo que nós gostamos de fazer, outras vezes, podem ser algo que sempre fizemos muito bem, e outras ainda, algo com que sonhamos e treinamos muitas vezes, pois queremos muito aperfeiçoá-la e fazê-la ainda melhor.” Lê-se na ficha de trabalho que é entregue no final da sessão a cada um(a) d@s alun@s. Basta que olhemos para dentro de nós e que partilhemos com os outros, pois quando partilhamos, multiplicamos o que temos, crescemos, e tornamos o mundo um melhor local.   















sábado, 22 de outubro de 2022

Top Leitor do mês de setembro

 A iniciativa “Top Leitor” está de volta e visa dar visibilidade aos “maiores” leitores da nossa biblioteca e, naturalmente, criar novos e melhores leitores.

Neste momento, já foram apurados os vencedores do mês de setembro. São eles o aluno Artur Silva, do 5.º 7.ª, a aluna Miriam Manuel, do 5.º 1.ª e a aluna Jéssica Ramos do 7.º 3.ª.

Cada um deles leu três livros, em apenas quinze dias.

Como seria de esperar, os três receberam como prémio para melhor leitor um livro que, esperamos, promova o seu gosto pelos livros e pela leitura.

Para os três, os nossos parabéns e votos de boas leituras!





 

domingo, 18 de setembro de 2022

Receção aos(às) aluno(a)s de 5.º ano na EBS Gama Barros

 

Pelo 2.º ano consecutivo um grupo alargado de docentes da escola Básica e Secundária de Gama Barros mobilizou-se para receber mais de 170 alunos que no dia 13 de setembro iniciaram a sua vida escolar na “Escola dos Grandes”.

O início do 2.º ciclo representa para as crianças uma grande mudança e foi, também, com o intuito de minimizar o impacto de todas essas mudanças que foi preparada esta “Receção” aos novos alunos e respetivos pais/encarregados de educação (Este ano, a receção já foi precedida de uma atividade de orientação, realizada com alunos do 4.º ano das escolas Ribeiro de Carvalho e EB1 n.º 1 do Cacém, na escola sede).

Esta atividade de receção foi inicialmente pensada pela equipa operacional de docentes responsável pela implementação da Ação de Melhoria “Generalizar e consolidar as práticas de articulação horizontal e vertical” mas conta com a colaboração de todos os docentes dos grupos disciplinares de Ciências Naturais, de Física e de Química, de Educação Física e ainda da professora bibliotecária e das psicólogas da Escola). Todos se envolveram na preparação de um conjunto de atividades para dar a conhecer a escola a estes alunos, mas também alguns dos seus projetos.

Assim, pais/encarregados de educação e aluno(a)s dirigiram-se para o Auditório, à hora marcada para cada uma das turmas, onde foram primeiramente recebidos pela sub-diretora, professora Rosário Santos, e pelos respetivos diretores de turma. Cada turma foi recebida com intervalos de 60 minutos pelo que tudo começou às 9:00 e terminou por volta das 18:30.

São Pedro parecia não estar do nosso lado pois uma verdadeira intempérie caiu sobre a escola precisamente às 9:00 da manhã. Mas, a energia e a vontade de acolher todos os novos alunos e respetivos pais /encarregados de educação não demoveu ninguém e todo o plano foi cumprido tal como estava previsto.

Este primeiro dia na escola dos crescidos ia ser bem animado e cheio de surpresas. Deste modo, enquanto os pais/encarregados de educação ficaram reunidos com o(a) diretor(a) de turma, os seus filhos/educandos realizaram uma “viagem” pela escola.

A 1.ª paragem foi no Refeitório/Bar. Os alunos e as alunas foram convidado(a)s pelos professores de Ciências Naturais da escola a “criar” pequenos lanches saudáveis a partir de uma série de alimentos que foram disponibilizados. E, nunca esquecendo que a nossa é uma Eco-escola, houve também um momento de sensibilização sobre a importância de utilizarmos, por exemplo, sacos de tecido para acondicionar os lanches, e garrafas reutilizáveis para a água ou para o chá. Os nossos alunos pareceram estar muito bem informados sobre hábitos alimentares saudáveis e muito disponíveis para repensar algumas práticas menos aconselháveis.

A 2.ª paragem ocorreu nos laboratórios de Física e de Química onde os docentes deste grupo disciplinar os surpreenderam com uma série de pequenas experiências relativas a esta área do conhecimento humano. O(a)s aluno(a)s ficaram deslumbrado(a)s com alguns fenómenos que pareciam magia mas, na verdade, têm uma explicação científica.

A 3.ª paragem realizou-se no pavilhão Gimno-desportivo. Aqui, o(a)s aluno(a)s foram convidado(a)s e interagir e a realizar várias atividades que pretendem motivá-los para a prática desportiva mas, também, promover o espírito de equipa.

A visita estava quase no fim.

Entretanto, os pais/encarregados de educação tinham sido encaminhados para a Biblioteca Escolar onde as psicólogas, a professora bibliotecária e a assistente operacional os receberam. Este ano, as psicólogas Carla Marques e Inês Silva apresentaram sucintamente o novo Projeto “Mente Saudável”. Este é um projeto pensado sobretudo para o(a)s aluno(a)s e que surgiu, sobretudo, do facto de se terem vindo a sentir crescentes dificuldades em sala de aula, nomeadamente, alguma agitação dos alunos e uma diminuta capacidade de foco. Por outro lado, nos recreios observamos um uso excessivo do telemóvel e um aumento dos conflitos com recurso à agressividade. Como resultado da pandemia, apercebemo-nos, ainda, o quão acentuados todos estes aspetos se tornaram, “congelando” o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Por isso, e com o objetivo de colmatar estas fragilidades, promovendo a Saúde Mental dos alunos, mas também, de toda a comunidade educativa que com eles se relaciona, surgiu o Projeto “Mente Saudável” com várias propostas de intervenção sendo que aquela a que foi dado mais destaque foi a da Atenção Plena”. As psicólogas Carla Marques e Inês Silva criaram, também, um “Quantos Queres?” que foi oferecido a todo(a)s com o objetivo (de entre outros) de promover momentos de partilha e de diálogo entre pais e filhos.

A professora bibliotecária, Filomena Lima, deu a conhecer o projeto “10 minutos a ler”, chamou a atenção para algumas das vantagens da leitura entre pais e filhos e tentou estabelecer uma espécie de “contrato” no sentido de se institucionalizar um momento de leitura em voz alta, no final do dia, envolvendo pais e filhos.  

 

E assim, a receção estava a chegar ao fim. Agora, já com todos reunidos na biblioteca, faltava oferecer a cada um(a) dos aluno(a)s o “Kit” de receção. Uma vez mais, os princípios de uma Eco-escola foram respeitados e estes “Kits” foram construídos utilizando frascos que foram sendo recolhidos junto do corpo docente e que, deste modo, foram reutilizados. Desse “Kit” fazia parte um folheto com “Dicas para obter sucesso na escola”, o conto infantil “Pezinho de Lã”, da autoria de Paula Oliveira, um panfleto com as diversas modalidades do Desporto Escolar, um marcador de livros com pequenas notas sobre a importância da leitura em família, o “Quantos queres?”, uma receita para fazer bolachas saudáveis, e um pacote de chá para tornar o momento de leitura mais aconchegante.

Muito obrigada a todo(a)s aquele(a)s que tornaram possível esta receção, quer na sua preparação, quer na sua realização.

Para os alunos e para as alunas só nos resta reforçar os nossos votos de que se sintam felizes na Escola Básica e Secundária de Gama Barros nos próximos 8 anos.

Para já, um excelente ano letivo de 2022/2023 para todos!






















domingo, 17 de julho de 2022

“O Dicionário do Menino Andersen” de Gonçalo M. Tavares inspira alunos do 6.º ano

 

Chegámos ao final do ano letivo e com ele ao final de mais um projeto dinamizado pela Biblioteca Escolar/CRE. Falamos do projeto “Ler e Escrever+ com a Biblioteca Escolar” que pretendeu desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita e mitigar o impacto negativo nas aprendizagens provocado pela pandemia de Covid-19.

Uma das atividades dinamizadas no âmbito deste projeto desenvolveu-se em parceria com a disciplina de Português, numa fase inicial, e com a disciplina de Educação Visual, na fase final. Partiu-se do aprofundamento do estudo da tipologia de texto “Entrada do dicionário”, tendo os alunos começado por um trabalho de consulta de significados de várias palavras em dicionários em suporte de papel e em suporte digital. Seguiu-se a leitura de excertos do livro “O Dicionário do Menino Andersen” de Gonçalo M. Tavares, uma obra que apresenta definições de várias palavras com recurso a uma linguagem metafórica, criativa e, podemos dizê-lo, por vezes, mesmo poética.

Este registo foi, de alguma forma, fonte de inspiração para os nossos alunos do 6.º ano que, a pares, tiveram de encontrar uma definição diferente da do dicionário convencional para duas palavras relacionadas com a “Água” – tema da flexibilidade curricular no nosso Agrupamento.

Para alguns alunos foi um trabalho muito fácil, a musas estiveram com eles nas sessões dinamizadas na biblioteca escolar; para outros, exigiu um pouco mais de esforço, mas, na verdade, todos conseguiram atingir os objetivos, revelando grande criatividade e fazendo com que conseguíssemos alcançar os objetivos a que nos propúnhamos.

Por fim, havia que criar o dicionário de cada uma das turmas envolvidas. A professora Ana Teresa Caixinha revelou toda a sua criatividade e empenho na forma como orientou os alunos durante o processo de ilustração de cada uma das palavras, e na forma como concebeu o produto final – um pequeno livro-harmónio que pode ser lido nas duas faces de cada uma das folhas que o compõem.



Aqui ficam algumas fotografias dos trabalhos dos alunos, e do momento em que a Professora Ana Teresa Caixinha explicou aos Pais/Encarregados de Educação todo o processo de elaboração deste dicionário.