terça-feira, 5 de outubro de 2021

5 de outubro – Implantação da República


A 5 de outubro de 1910 era posto um ponto final à Monarquia Constitucional em Portugal para dar lugar à República. Novos símbolos iriam impor-se como uma nova bandeira, um novo Hino Nacional – A Portuguesa - e uma nova moeda.

111 anos depois muitos são aqueles que desconhecem a razão de ser deste feriado nacional. Assim, a Biblioteca sugere o visionamento de dois programas.

O 1.º apresenta um interessante testemunho de alguém que presenciou a fuga da família real na Ericeira e ajudá-lo-á a compreender um pouco melhor a razão pela qual se pôs fim à Monarquia em Portugal nesse dia . O 2.º, um interessante episódio do programa “Visita Guiada”, conduzi-lo-á pela história do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde que é, atualmente, um dos símbolos da República – a Assembleia da República.

Siga, então, os seguintes links:

https://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/



Por fim, uma sugestão de leitura para os mais jovens. A propósito deste importante acontecimento histórico, procura na Biblioteca o livro de José Jorge Letria "A Minha Primeira República" e através de uma linguagem acessível ficarás a saber por que razão vives numa República e não numa Monarquia.






Alunos do 5.º ano realizam visita orientada à Biblioteca Escolar

 


Terminaram as visitas orientadas à Biblioteca Escolar (BE) dinamizadas para todos os alunos do 5.º ano. Depois de uma breve passagem pelo espaço da BE no dia 13 de setembro, nessa altura acompanhados pelos respetivos encarregados de educação, desta vez os alunos deslocaram-se à biblioteca, no âmbito da disciplina de Português com os docentes José Mateus e Vanda Pereira que aderiram aos desafio da professora bibliotecária, para realizar um conjunto de atividades cujo objetivo é dar a conhecer o modo como o fundo documental está organizado, alguns dos direitos e deveres dos utilizadores, e ainda, levantar um pouco o véu relativamente à primeira obra que será estudada nas aulas de Português – falamos precisamente de “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf.

Os alunos foram convidados a partilhar ideias e conhecimentos salvaguardando-se os cuidados necessários que ainda estão em vigor devido à pandemia. Nesse sentido, foi fundamental a colaboração dos alunos monitores Carlos e Eduardo que apoiaram alguns dos seus colegas de 5.º ano durante a realização das atividades, e que também ajudaram na higienização dos equipamentos utilizados no final de cada utilização.

Realizaram-se 4 atividades, de forma rotativa, e fez-se uma revisão e uma consolidação de alguns conceitos relativos ao mundo das bibliotecas, como por exemplo, o conceito de “cota”. Os alunos ficaram a saber que todos os documentos da nossa biblioteca são arrumados em função da classe a que pertencem, de acordo com o “Sistema de Classificação Decimal Universal”. Tal como o próprio nome indica este sistema tem dez classes – de 0 a 9, e é adotado por muitas das bibliotecas de todo o mundo, como é o caso da Biblioteca de Alexandria, no Egito, considerada por muitos como a maior biblioteca do mundo.

O nosso Agrupamento adotou também um sistema cromático, idêntico ao da Biblioteca Municipal de Sintra, de acordo com o qual a cada classe está, também, associada uma cor. Assim, os novos alunos ficaram a saber que:

À classe 0 – Generalidades: (Dicionários e Enciclopédias) corresponde a cor roxa;

À classe 1 – Filosofia - corresponde a cor amarela;

À classe 2 – Religião - corresponde a cor preta;

À classe 3 – Ciências Sociais - corresponde a cor azul;

A classe 4 – Não está atribuída;

À classe 5 – Ciências Naturais - corresponde a cor cinzenta;

À classe 6 – Ciências Aplicadas - corresponde a cor vermelha;

À classe 7 – Arte e Desporto - corresponde a cor cinzenta;

À classe 8 – Língua e Literatura - corresponde a cor verde;

À classe 9 – Geografia e História - corresponde a cor laranja.

Claro que na nossa biblioteca não podia deixar de haver uma atividade com recurso a iPads. Assim, os alunos contruíram um puzzle da capa do livro “A Viúva e o Papagaio”, com recurso à App “Jig Saw Puzzle”, e fizeram uma observação e exploração dessa mesma capa, que foi complementada com uma leitura atenta do texto de contracapa. A propósito de uma palavra que poderá ser menos familiar (imprevisível), foram convidados a consultar e transcrever o significado da mesma a partir da consulta de um dicionário de Língua Portuguesa. Para isso, foi necessário proceder à “leitura” atenta da planta da BE, localizar a Classe 0, e o documento em questão.

Esta visita foi dominada pelo entusiasmo e pelo interesse dos alunos de todas as turmas do 5.º ano que conseguiram completar todas as atividades propostas. Afinal, esta foi também, e sobretudo, uma atividade de leitura - leitura em diversos suportes (papel e écran) e de diferentes textos – entrada de dicionário, planta de um espaço, ilustração, texto de contracapa, Guia do Utilizador…

As imagens falam mais do que mil palavras…