Terminaram as visitas
orientadas à Biblioteca Escolar (BE) dinamizadas para todos os alunos do 5.º
ano. Depois de uma breve passagem pelo espaço da BE no dia 13 de setembro,
nessa altura acompanhados pelos respetivos encarregados de educação, desta vez
os alunos deslocaram-se à biblioteca, no âmbito da disciplina de Português com
os docentes José Mateus e Vanda Pereira que aderiram aos desafio da professora
bibliotecária, para realizar um conjunto de atividades cujo objetivo é dar a
conhecer o modo como o fundo documental está organizado, alguns dos direitos e
deveres dos utilizadores, e ainda, levantar um pouco o véu relativamente à
primeira obra que será estudada nas aulas de Português – falamos precisamente
de “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf.
Os alunos foram convidados
a partilhar ideias e conhecimentos salvaguardando-se os cuidados necessários
que ainda estão em vigor devido à pandemia. Nesse sentido, foi fundamental a
colaboração dos alunos monitores Carlos e Eduardo que apoiaram alguns dos seus
colegas de 5.º ano durante a realização das atividades, e que também ajudaram
na higienização dos equipamentos utilizados no final de cada utilização.
Realizaram-se 4 atividades,
de forma rotativa, e fez-se uma revisão e uma consolidação de alguns conceitos relativos
ao mundo das bibliotecas, como por exemplo, o conceito de “cota”. Os alunos
ficaram a saber que todos os documentos da nossa biblioteca são arrumados em
função da classe a que pertencem, de acordo com o “Sistema de Classificação
Decimal Universal”. Tal como o próprio nome indica este sistema tem dez classes
– de 0 a 9, e é adotado por muitas das bibliotecas de todo o mundo, como é o
caso da Biblioteca de Alexandria, no Egito, considerada por muitos como a maior
biblioteca do mundo.
O nosso Agrupamento
adotou também um sistema cromático, idêntico ao da Biblioteca Municipal de
Sintra, de acordo com o qual a cada classe está, também, associada uma cor.
Assim, os novos alunos ficaram a saber que:
À classe 0 –
Generalidades: (Dicionários e Enciclopédias) corresponde a cor roxa;
À classe 1 – Filosofia
- corresponde a cor amarela;
À classe 2 – Religião -
corresponde a cor preta;
À classe 3 – Ciências
Sociais - corresponde a cor azul;
A classe 4 – Não está
atribuída;
À classe 5 – Ciências
Naturais - corresponde a cor cinzenta;
À classe 6 – Ciências
Aplicadas - corresponde a cor vermelha;
À classe 7 – Arte e
Desporto - corresponde a cor cinzenta;
À classe 8 – Língua e
Literatura - corresponde a cor verde;
À classe 9 – Geografia
e História - corresponde a cor laranja.
Claro que na nossa
biblioteca não podia deixar de haver uma atividade com recurso a iPads. Assim,
os alunos contruíram um puzzle da capa do livro “A Viúva e o Papagaio”, com
recurso à App “Jig Saw Puzzle”, e fizeram uma observação e exploração dessa
mesma capa, que foi complementada com uma leitura atenta do texto de
contracapa. A propósito de uma palavra que poderá ser menos familiar (imprevisível),
foram convidados a consultar e transcrever o significado da mesma a partir da
consulta de um dicionário de Língua Portuguesa. Para isso, foi necessário
proceder à “leitura” atenta da planta da BE, localizar a Classe 0, e o
documento em questão.
Esta visita foi
dominada pelo entusiasmo e pelo interesse dos alunos de todas as turmas do 5.º
ano que conseguiram completar todas as atividades propostas. Afinal, esta foi também,
e sobretudo, uma atividade de leitura - leitura em diversos suportes (papel e
écran) e de diferentes textos – entrada de dicionário, planta de um espaço,
ilustração, texto de contracapa, Guia do Utilizador…
As imagens falam mais
do que mil palavras…