Mais um ano letivo que
começa e, com ele, as atividades na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos
Educativos (BE/CRE).
Como é habitual, a
professora bibliotecária dinamiza, em parceria com os professores de Português,
visitas orientadas à BE/CRE. Este ano as visitas começaram logo no 1.º dia de
aulas, com a turma 1.ª do 5.º ano.
Em grupo, os alunos do
5.º ano realizam um conjunto de três atividades:
- resolução de um
puzzle da capa da obra de leitura integral “A Viúva e o Papagaio”, com recurso
à App “JigSaw Puzzle”; com base no puzzle, os alunos procuram a resposta para
várias perguntas relacionadas com alguns elementos paratextuais e consolidam o
conceito de cota de um livro;
- segue-se uma outra atividade lúdica na qual os
alunos “exploram” a Zona de Leitura Vídeo e o “Jardim das Leituras” através de
jogos de palavras que implicam os DVD aconselhados à sua faixa etária, bem como
alguns dos jogos que a BE/CRE aí disponibiliza;
- finalmente, o último desafio
implica uma leitura do Guia do Utilizador da BE/CRE, e a observação atenta da
distribuição da coleção pelas diversas estantes da biblioteca.
As atividades são
realizadas de forma rotativa e, mais uma vez, não faltou entusiasmo e animação.