domingo, 7 de novembro de 2021

Mês das Bibliotecas Escolares assinalado na BE de uma forma bem real...





Tempus fugit – Nada mais verdadeiro que esta expressão latina utilizada pela primeira vez pelo poeta romano Virgílio.

Rapidamente chegou ao fim o mês das Bibliotecas Escolares - outubro. Foi um mês muito intenso de atividades na Biblioteca – visitas orientadas  para os novos alunos do 5.º ano, início de três Clubes de Leitura, sessões sobre o escritor, mercador, corsário, tradutor…Fernão Mendes Pinto, sessões sobre segurança na Internet, Halloween e, como não poderia deixar de ser, atividades em torno do tema proposto para o mês das Bibliotecas Escolares – “Contos de Fadas e Contos de todo o Mundo”.

Assim, e no âmbito deste tema, a equipa da BE propôs-se criar uma espécie de instalação alusiva a alguns Contos de Fadas e Contos de todo o mundo – concretamente falamos dos contos “O Capuchinho Vermelho” e “A Branca de Neve e os Sete Anões” dos irmãos Grimm, e “Aladino e a Lâmpada Mágica” dos “Contos das Mil e Uma Noites”.

Estes apontamentos geraram algum espanto e entusiasmo por parte dos miúdos, e até de alguns graúdos. Mas não se pense que se tratou de uma iniciativa desgarrada. Esta instalação enquadrou um conjunto de atividades de leitura e de animação dinamizadas para os alunos dos 5.º e 6.º anos.



E porque se trata de uma biblioteca, estiveram também em destaque alguns livros de “Contos de Fadas” assim como DVDs de adaptações destas histórias ao mundo do cinema.




 Não perca os próximos posts a propósito das atividades dinamizadas.





Turma do 10.º ano de Artes dá o pontapé de saída para os Clubes de Leitura de 2021/2022


Dois dos livros lidos no âmbito do Clube de Leitura

No passado dia 3 de novembro teve lugar a 1.ª sessão de partilha de leituras da turma 10.º AV1.

Esta sessão foi precedida por uma outra de motivação à leitura, realizada no dia 21 de setembro, na qual a professora bibliotecária fez o enquadramento dos três livros propostos para leitura: “O Filho de Noé” de Eric-Emmanuel Schmitt, “Um Dia” de Morris Gleitzman, e “O Rapaz do Pijama às Riscas” de John Boyne. Tratam-se de três narrativas que mostram a realidade cruel, dolorosa e monstruosa da 2.ª Guerra Mundial, nomeadamente a da perseguição dos Judeus e a vida nos campos de concentração, vistas pelo ponto de vista das crianças.

Nesta sessão de partilha, os alunos e as alunas começaram por dar o feedback das leituras realizadas – de uma forma geral, a maioria manifestou a sua satisfação em relação aos livros lidos. De seguida, os alunos e as alunas do 10.º AV1 responderam ao desafio lançado pela professora bibliotecária, Filomena Lima, e pela docente de Português, Fernanda Gomes, e partilharam excertos dos livros lidos a partir dos quais propuseram temas para debate. Os temas foram diversificados e, muitos deles, foram transpostos para a atualidade – estiveram em cima da mesa assuntos como a omissão ou a partilha da verdade com as crianças no que diz respeito a situações problemáticas, a coragem humana e a luta pela sobrevivência em situações limite, a questão da dignidade humana, a inocência dos mais jovens face a situações dramáticas, até mesmo trágicas…e muitos outros.

Foi uma sessão muito enriquecedora e interessante – os quase 100 minutos passaram rapidamente e os temas não se esgotaram, nem se repetiram.

Muito obrigada e muitos parabéns ao 10.º AV1 pela sua estreia no Clube de Leitura. Até breve… Com mais livros e mais partilhas.