segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Miss Gage está de volta!

 

A personagem principal do livro “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf, está de volta à Biblioteca da EBS Gama Barros. À semelhança de anos letivos anteriores, Miss Gage vem partilhar com @s alun@s do 5.º ano parte das suas aventuras, mas tem, também, outros propósitos.

Esta velha senhora vem preparada para sensibilizar @s alun@s para boas práticas na pesquisa da informação, nomeadamente as relacionadas com o respeito pelos Direitos de Autor. A propósito de uma pequena tarefa de pesquisa de informação sobre a autora do livro, Miss Gage clarifica o conceito de pesquisa, sublinhando a diferença em relação ao conceito de “Cópia”, e orienta @s alun@s na tomada de notas como bons “detetives” que são. Afinal, qual é o detetive que se preza que pretende ser acusado de um crime, nomeadamente do de Plágio?

Uma aparente brincadeira que pretende levar os alunos a interiorizar noções importantes associadas à Literacia da Informação.







À Roda dos Livros na Biblioteca Escolar…

 


“À Roda dos Livros” é uma nova atividade da Biblioteca Escolar dinamizada pela professora Cláudia Cardoso. Destina-se, preferencialmente, aos alunos do 2.º Ciclo e, tal como o nome indica, os alunos vão ser convidados a estarem sentados à roda de um livro que irá ser lido e explorado por esta professora de Educação Física, membro da equipa da BE/CRE, e uma verdadeira amante de livros e de leitura.

A primeira atividade está a ser dinamizada com alunos do 5.º ano e desenvolve-se em torno da leitura de excertos do livro “O Grande Livro dos Superpoderes” das autoras Susanna Isern (texto) e Rocio Bonilla (ilustrações). Depois de ouvirem atentamente as descrições dos poderes de algumas das personagens, @s alun@s são convidad@s a adivinharem de que superpoder se trata e são desafiados a realizarem uma pequena atividade alusiva a esse superpoder – criatividade, leitura, perseverança, atenção e agilidade são alguns dos poderes que são abordados nestas sessões de leitura.

Na verdade, todos nós temos superpoderes. Este é o princípio de que se parte para cada um dos alunos descobrir qual é o seu superpoder, inspirado pelo texto e pelas ilustrações do livro. “Muitas vezes, os nossos superpoderes são aquilo que nós gostamos de fazer, outras vezes, podem ser algo que sempre fizemos muito bem, e outras ainda, algo com que sonhamos e treinamos muitas vezes, pois queremos muito aperfeiçoá-la e fazê-la ainda melhor.” Lê-se na ficha de trabalho que é entregue no final da sessão a cada um(a) d@s alun@s. Basta que olhemos para dentro de nós e que partilhemos com os outros, pois quando partilhamos, multiplicamos o que temos, crescemos, e tornamos o mundo um melhor local.