domingo, 6 de abril de 2025

Clube de Leitura do 9.º 1.ª reúne uma vez mais

Foi durante a Semana da Leitura que o Clube de Leitura do 9.º 1.ª reuniu, uma vez mais, desta vez para falar sobre os livros “Ghost”, de Jason Reynolds, “O Filme da Minha Vida” de Maite Carranza, “Não te Afastes” de David Machado, e “Famílias em Construção” de Margarida Fonseca Santos. Este projeto está a ser dinamizado, com esta turma, em parceria com a docente de Português, Ana David.




Depois de uma sessão de enquadramento e de motivação à leitura dinamizada pela professora bibliotecária, Filomena Lima, já há algumas semanas, cada alun@ teve a oportunidade de escolher um dos livros propostos e, posteriormente, de o ler. Tal como costuma ser o procedimento usual nos Clubes de Leitura dinamizados na Biblioteca Escolar, cada alun@ selecionou um excerto desse livro, que leu, em voz alta, na sessão de partilha. Esse excerto funciona, então, como o ponto de partida para o lançamento de um tema para debate, para uma conversa entre todos os participantes do Clube.

Nesta sessão, foram lançados vários dilemas que se colocam por vezes a cada um de nós durante o nosso quotidiano, por exemplo: será que devemos aceitar as dificuldades da vida tal como elas se nos colocam ou devemos ignorá-las e fingir que nada está a acontecer?  Será que os pais devem proteger os filhos de situações mais adversas criando, nesse sentido, cenários imaginários e fantasiosos que não correspondem à realidade?

Esta foi mais uma sessão interessante durante a qual alun@s tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências de leitura e as suas próprias vivências em relação a vários temas da atualidade.






sábado, 5 de abril de 2025

Na Semana da Leitura houve “Leituras de Porta em Porta”…

 

Na Semana da Leitura não podia faltar uma partilha de textos com a comunidade escolar – professores, assistentes operacionais e administrativos e alunas monitoras. Desta vez, a escolha da professora bibliotecária, Filomena Lima, recaiu sobre dois pequenos ensaios sobre a leitura, da autoria de Irene Vallejo, publicados no livro “Alguém Falou Sobre Nós”, uma coletânea de ensaios sobre o mundo atual, à luz da sabedoria da Antiguidade Clássica, ou não fosse a autora uma apaixonada e estudiosa de Filologia Clássica. Nestes textos, em particular, a autora sublinha a importância da leitura como um processo que permite a evasão de nós próprios e a possibilidade de “viajar” por outros mundos e por outras personagens e como isso contribui para o enriquecimento da nossa linguagem e do nosso intelecto.

A iniciativa contou, como já vem sendo habitual, com a colaboração das alunas monitoras da biblioteca escolar, e, desta vez, também com a participação de outras alunas que pediram para colaborar com as suas colegas. Muito obrigada a todas!

Esperamos que estes textos sejam do seu agrado.

Boas Leituras!!!




“Os óculos de outros” 

«Os livros relembram-nos de que somos seres muito peculiares. Porque é que encontramos tanto prazer na exploração de mundos imaginários? O que é que nos atrai em todos esses relatos onde se descrevem factos que não aconteceram, e que são apenas invenções? Alguns cientistas opinam que ler é uma ampliação da brincadeira infantil e, como as restantes brincadeiras, prepara-nos para a vida. Os leitores habituam-se a observar com o olho da mente a amplitude do mundo e a enorme variedade de situações e pessoas que o povoam; é por isso que as suas ideias são mais ágeis e que a sua imaginação é mais iluminadora.

          Para além do mais, quando lemos, saímos de nós próprios. Projetamo-nos com total liberdade e à nossa vontade nas personagens de uma história. A perspetiva de sermos transitoriamente pessoas diferentes é muito atraente para a nossa permanente curiosidade. Todos queremos ver através de outros olhos, pensar com outras ideias e sentir com outras paixões. A magia consiste em encará-las totalmente, em pormos os óculos de outros e observarmos o que se vê através deles, deslizando pelos prazeres ou os terrores ou as ambições que esse olhar vai revelando. E o melhor é que esta fantástica operação se executa no campo seguro da imaginação. Assim, quase sem nos apercebermos, aprendemos a compreender melhor os outros e também o permanente conflito de interesses que se dá entre os seres humanos. Sem dúvida, graças a esse salto podemos corrigir erros de perspetiva, livrarmo-nos do nosso provincianismo e curar o isolamento. Porque muitas vezes, para obtermos o melhor de nós próprios, precisamos de ser outros.»

“De fonte segura” 

«Ler ajuda-nos a falar. Graças à leitura conquistamos habilidade verbal e abundância. Assim as nossas ideias, conduzidas por um impulso fácil, transformam-se, mais leves, em palavras. «Os livros fazem os lábios», escreveu Quintiliano há cerca de vinte séculos, com o aval de uma longa trajetória. Trabalhou durante vinte anos em Roma como professor de Retórica, ou seja, como especialista no uso de palavras certeiras e poderosas. A sua profissão fez com que compreendesse que é naquilo que lemos que está o vocabulário das nossas próprias vidas, com o qual as contamos aos outros e a nós próprios. No dia a dia, somos todos, à nossa maneira, narradores que pretendem convencer e encantar, e para isso precisamos dos livros.

          O filósofo Séneca encontrava outras vantagens. Acreditava que ampliam a nossa curta passagem pela vida, porque quem lê acrescenta à sua vida a de todas as épocas, e dessa forma milhares de anos de conhecimento fundem-se com o seu. O tempo de cada leitor alarga-se pela confluência entre a realidade vivida e a imaginária. Séneca via nos livros, que se abrem diante de nós em toda a sua plenitude e não nos deixam partir de mãos a abanar, a porta sem fechadura de uma fabulosa câmara do tesouro. Às vezes, encontramos numa página, de forma prodigiosamente transparente, ideias e sentimentos que nos eram confusos, e assim a vida parece-nos menos caótica. Através dos livros, entendemos os nossos próprios motivos e os dos outros e temos mais capacidade para decifrar o mundo. A leitura torna-nos curiosos, mas não crédulos: os livros também nos livram deste perigo.»

Vallejo. I. (2023). Alguém Falou Sobre Nós. Bertrand Editora. 


Entrega dos prémios aos melhores leitores do 1.º semestre

 

Foi no passado dia 2 de abril, durante a Semana da Leitura, que os melhores leitores do 1.º semestre receberam das mãos da professora bibliotecária, Filomena Lima, um livro, uma medalha e um certificado como reconhecimento pelo mérito de terem sido os alunos que mais livros leram durante o 1.º semestre. Os premiados são todos alunos da turma 5.ª do 5.º ano, a saber:

Inês Parra – 1.º lugar (15 livros lidos);

Daniel Parra – 2.º lugar (12 livros lidos);

O. Oleksander – 3.º lugar (11 livros lidos).

Estiveram presentes a Subdiretora do Agrupamento, professora Rosário Santos, a professora de Português, Catarina Alves, os pais dos alunos que ficaram nos dois primeiros lugares, e os alunos da respetiva turma.

A professora bibliotecária agradeceu a presença de todos e aproveitou a oportunidade para elogiar estes alunos, mas também para sublinhar o papel fundamental da leitura na construção do conhecimento, na estruturação da própria língua e no desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Muitos parabéns aos vencedores!!!








Semana da Leitura na Biblioteca da EBS Gama Barros dá a conhecer Luís de Camões

 

No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas D. Maria II, professoras Filomena Lima e Gracinda Silva, criaram um conjunto de atividades destinadas a alunos dos 4.º e 5.º anos para marcar esta efeméride.

Estas atividades começaram a ser dinamizadas na escola sede do agrupamento durante a semana da leitura, no âmbito de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e as docentes de Português do 5.º ano, e prolongar-se-ão para o período após a interrupção letiva da Páscoa.

Trata-se de uma iniciativa centrada no desenvolvimento das competências leitoras, nomeadamente de diferentes modalidades de leitura – leitura silenciosa, leitura de imagens e leitura em voz alta e de técnicas de leitura, como por exemplo o “skimming” e o “scanning”, centrada em três livros diferentes: Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Barbi-Ruivo – o meu primeiro Camões, de Manuel Alegre, e Camões – As aventuras e desventuras de um poeta épico, de Sérgio Franclim.


 Ao longo de cerca de 60 minutos os alunos realizaram, em grupo, três atividades que visam conhecer alguns dados sobre a vida e a obra do poeta Luís de Camões, a saber:

- Atividade “O Puzzle e o livro Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial” no âmbito da qual os alunos construiram um puzzle com a imagem de Camões e, depois, preencheram o “cartão de cidadão” do poeta mediante uma pesquisa de informação no livro em questão; atividade “O vídeo “3vialities” – Luís de Camões” – durante a qual os alunos visionaram um excerto deste pequeno filme, sobretudo sobre a passagem de Luís de Camões pelo Oriente, e identificaram várias afirmações como verdadeiras ou falsas; atividade “Os objetos que “contam” Camões” - um globo do mundo, uma figura de uma chinesa, um exemplar da obra “Os Lusíadas”, um barco e uma pala de olho, servem de pretexto para a leitura de excertos do livro de Manuel Alegre “O meu primeiro Camões” com vista ao preenchimento de um texto lacunar.










No final, houve espaço para a “leitura” de uma ilustração do livro de Sérgio Franclim e para um pequeno Kahoot, tão do agrado dos alunos. Foram sessões em que os alunos estiveram numa atitude proativa e muito empenhados e, no final, mostraram que tinham aprendido muito sobre um dos poetas maiores da língua portuguesa.




Disponibilizamos o vídeo que esteve na base de uma das atividades acima referidas para que possas aprender algo mais sobre o grande poeta português Luís Vaz de Camões de uma forma divertida!