domingo, 18 de setembro de 2022

Receção aos(às) aluno(a)s de 5.º ano na EBS Gama Barros

 

Pelo 2.º ano consecutivo um grupo alargado de docentes da escola Básica e Secundária de Gama Barros mobilizou-se para receber mais de 170 alunos que no dia 13 de setembro iniciaram a sua vida escolar na “Escola dos Grandes”.

O início do 2.º ciclo representa para as crianças uma grande mudança e foi, também, com o intuito de minimizar o impacto de todas essas mudanças que foi preparada esta “Receção” aos novos alunos e respetivos pais/encarregados de educação (Este ano, a receção já foi precedida de uma atividade de orientação, realizada com alunos do 4.º ano das escolas Ribeiro de Carvalho e EB1 n.º 1 do Cacém, na escola sede).

Esta atividade de receção foi inicialmente pensada pela equipa operacional de docentes responsável pela implementação da Ação de Melhoria “Generalizar e consolidar as práticas de articulação horizontal e vertical” mas conta com a colaboração de todos os docentes dos grupos disciplinares de Ciências Naturais, de Física e de Química, de Educação Física e ainda da professora bibliotecária e das psicólogas da Escola). Todos se envolveram na preparação de um conjunto de atividades para dar a conhecer a escola a estes alunos, mas também alguns dos seus projetos.

Assim, pais/encarregados de educação e aluno(a)s dirigiram-se para o Auditório, à hora marcada para cada uma das turmas, onde foram primeiramente recebidos pela sub-diretora, professora Rosário Santos, e pelos respetivos diretores de turma. Cada turma foi recebida com intervalos de 60 minutos pelo que tudo começou às 9:00 e terminou por volta das 18:30.

São Pedro parecia não estar do nosso lado pois uma verdadeira intempérie caiu sobre a escola precisamente às 9:00 da manhã. Mas, a energia e a vontade de acolher todos os novos alunos e respetivos pais /encarregados de educação não demoveu ninguém e todo o plano foi cumprido tal como estava previsto.

Este primeiro dia na escola dos crescidos ia ser bem animado e cheio de surpresas. Deste modo, enquanto os pais/encarregados de educação ficaram reunidos com o(a) diretor(a) de turma, os seus filhos/educandos realizaram uma “viagem” pela escola.

A 1.ª paragem foi no Refeitório/Bar. Os alunos e as alunas foram convidado(a)s pelos professores de Ciências Naturais da escola a “criar” pequenos lanches saudáveis a partir de uma série de alimentos que foram disponibilizados. E, nunca esquecendo que a nossa é uma Eco-escola, houve também um momento de sensibilização sobre a importância de utilizarmos, por exemplo, sacos de tecido para acondicionar os lanches, e garrafas reutilizáveis para a água ou para o chá. Os nossos alunos pareceram estar muito bem informados sobre hábitos alimentares saudáveis e muito disponíveis para repensar algumas práticas menos aconselháveis.

A 2.ª paragem ocorreu nos laboratórios de Física e de Química onde os docentes deste grupo disciplinar os surpreenderam com uma série de pequenas experiências relativas a esta área do conhecimento humano. O(a)s aluno(a)s ficaram deslumbrado(a)s com alguns fenómenos que pareciam magia mas, na verdade, têm uma explicação científica.

A 3.ª paragem realizou-se no pavilhão Gimno-desportivo. Aqui, o(a)s aluno(a)s foram convidado(a)s e interagir e a realizar várias atividades que pretendem motivá-los para a prática desportiva mas, também, promover o espírito de equipa.

A visita estava quase no fim.

Entretanto, os pais/encarregados de educação tinham sido encaminhados para a Biblioteca Escolar onde as psicólogas, a professora bibliotecária e a assistente operacional os receberam. Este ano, as psicólogas Carla Marques e Inês Silva apresentaram sucintamente o novo Projeto “Mente Saudável”. Este é um projeto pensado sobretudo para o(a)s aluno(a)s e que surgiu, sobretudo, do facto de se terem vindo a sentir crescentes dificuldades em sala de aula, nomeadamente, alguma agitação dos alunos e uma diminuta capacidade de foco. Por outro lado, nos recreios observamos um uso excessivo do telemóvel e um aumento dos conflitos com recurso à agressividade. Como resultado da pandemia, apercebemo-nos, ainda, o quão acentuados todos estes aspetos se tornaram, “congelando” o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Por isso, e com o objetivo de colmatar estas fragilidades, promovendo a Saúde Mental dos alunos, mas também, de toda a comunidade educativa que com eles se relaciona, surgiu o Projeto “Mente Saudável” com várias propostas de intervenção sendo que aquela a que foi dado mais destaque foi a da Atenção Plena”. As psicólogas Carla Marques e Inês Silva criaram, também, um “Quantos Queres?” que foi oferecido a todo(a)s com o objetivo (de entre outros) de promover momentos de partilha e de diálogo entre pais e filhos.

A professora bibliotecária, Filomena Lima, deu a conhecer o projeto “10 minutos a ler”, chamou a atenção para algumas das vantagens da leitura entre pais e filhos e tentou estabelecer uma espécie de “contrato” no sentido de se institucionalizar um momento de leitura em voz alta, no final do dia, envolvendo pais e filhos.  

 

E assim, a receção estava a chegar ao fim. Agora, já com todos reunidos na biblioteca, faltava oferecer a cada um(a) dos aluno(a)s o “Kit” de receção. Uma vez mais, os princípios de uma Eco-escola foram respeitados e estes “Kits” foram construídos utilizando frascos que foram sendo recolhidos junto do corpo docente e que, deste modo, foram reutilizados. Desse “Kit” fazia parte um folheto com “Dicas para obter sucesso na escola”, o conto infantil “Pezinho de Lã”, da autoria de Paula Oliveira, um panfleto com as diversas modalidades do Desporto Escolar, um marcador de livros com pequenas notas sobre a importância da leitura em família, o “Quantos queres?”, uma receita para fazer bolachas saudáveis, e um pacote de chá para tornar o momento de leitura mais aconchegante.

Muito obrigada a todo(a)s aquele(a)s que tornaram possível esta receção, quer na sua preparação, quer na sua realização.

Para os alunos e para as alunas só nos resta reforçar os nossos votos de que se sintam felizes na Escola Básica e Secundária de Gama Barros nos próximos 8 anos.

Para já, um excelente ano letivo de 2022/2023 para todos!