Pelo 2.º ano
consecutivo um grupo alargado de docentes da escola Básica e Secundária de Gama
Barros mobilizou-se para receber mais de 170 alunos que no dia 13 de setembro
iniciaram a sua vida escolar na “Escola dos Grandes”.
O início do 2.º ciclo
representa para as crianças uma grande mudança e foi, também, com o intuito de
minimizar o impacto de todas essas mudanças que foi preparada esta “Receção” aos
novos alunos e respetivos pais/encarregados de educação (Este ano, a receção já
foi precedida de uma atividade de orientação, realizada com alunos do 4.º ano
das escolas Ribeiro de Carvalho e EB1 n.º 1 do Cacém, na escola sede).
Esta atividade de
receção foi inicialmente pensada pela equipa operacional de docentes responsável
pela implementação da Ação de Melhoria “Generalizar e consolidar as práticas de
articulação horizontal e vertical” mas conta com a colaboração de todos os
docentes dos grupos disciplinares de Ciências Naturais, de Física e de Química,
de Educação Física e ainda da professora bibliotecária e das psicólogas da
Escola). Todos se envolveram na preparação de um conjunto de atividades para
dar a conhecer a escola a estes alunos, mas também alguns dos seus projetos.
Assim, pais/encarregados
de educação e aluno(a)s dirigiram-se para o Auditório, à hora marcada para cada
uma das turmas, onde foram primeiramente recebidos pela sub-diretora,
professora Rosário Santos, e pelos respetivos diretores de turma. Cada turma
foi recebida com intervalos de 60 minutos pelo que tudo começou às 9:00 e
terminou por volta das 18:30.
São Pedro parecia não
estar do nosso lado pois uma verdadeira intempérie caiu sobre a escola
precisamente às 9:00 da manhã. Mas, a energia e a vontade de acolher todos os
novos alunos e respetivos pais /encarregados de educação não demoveu ninguém e
todo o plano foi cumprido tal como estava previsto.
Este primeiro dia na
escola dos crescidos ia ser bem animado e cheio de surpresas. Deste modo, enquanto
os pais/encarregados de educação ficaram reunidos com o(a) diretor(a) de turma,
os seus filhos/educandos realizaram uma “viagem” pela escola.
A 1.ª paragem foi no
Refeitório/Bar. Os alunos e as alunas foram convidado(a)s pelos professores de
Ciências Naturais da escola a “criar” pequenos lanches saudáveis a partir de
uma série de alimentos que foram disponibilizados. E, nunca esquecendo que a
nossa é uma Eco-escola, houve também um momento de sensibilização sobre a
importância de utilizarmos, por exemplo, sacos de tecido para acondicionar os
lanches, e garrafas reutilizáveis para a água ou para o chá. Os nossos alunos
pareceram estar muito bem informados sobre hábitos alimentares saudáveis e
muito disponíveis para repensar algumas práticas menos aconselháveis.
A 2.ª paragem ocorreu
nos laboratórios de Física e de Química onde os docentes deste grupo
disciplinar os surpreenderam com uma série de pequenas experiências relativas a
esta área do conhecimento humano. O(a)s aluno(a)s ficaram deslumbrado(a)s com
alguns fenómenos que pareciam magia mas, na verdade, têm uma explicação
científica.
A 3.ª paragem
realizou-se no pavilhão Gimno-desportivo. Aqui, o(a)s aluno(a)s foram convidado(a)s
e interagir e a realizar várias atividades que pretendem motivá-los para a
prática desportiva mas, também, promover o espírito de equipa.
A visita estava quase
no fim.
Entretanto, os pais/encarregados
de educação tinham sido encaminhados para a Biblioteca Escolar onde as
psicólogas, a professora bibliotecária e a assistente operacional os receberam.
Este ano, as psicólogas Carla Marques e Inês Silva apresentaram sucintamente o
novo Projeto “Mente Saudável”. Este é um projeto pensado sobretudo para o(a)s
aluno(a)s e que surgiu, sobretudo, do facto de se terem vindo a sentir crescentes dificuldades em sala de aula, nomeadamente,
alguma agitação dos alunos e uma diminuta capacidade de foco. Por
outro lado, nos recreios
observamos um uso excessivo do telemóvel e um aumento dos conflitos com recurso
à agressividade. Como resultado da pandemia, apercebemo-nos, ainda, o quão acentuados todos estes
aspetos se tornaram, “congelando” o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Por isso, e com o objetivo de colmatar estas
fragilidades, promovendo a Saúde Mental dos alunos, mas também, de toda a
comunidade educativa que com eles se relaciona, surgiu o Projeto “Mente Saudável” com várias
propostas de intervenção sendo que aquela a que foi dado mais destaque
foi a da “Atenção Plena”. As psicólogas Carla
Marques e Inês Silva criaram, também, um “Quantos Queres?” que foi oferecido a
todo(a)s com o objetivo (de entre outros) de promover momentos de partilha e de
diálogo entre pais e filhos.
A
professora bibliotecária, Filomena Lima, deu a conhecer o projeto
“10 minutos a ler”, chamou a atenção para algumas das vantagens da leitura
entre pais e filhos e tentou estabelecer uma espécie de “contrato” no sentido
de se institucionalizar um momento de leitura em voz alta, no final do dia,
envolvendo pais e filhos.
E assim, a receção
estava a chegar ao fim. Agora, já com todos reunidos na biblioteca, faltava
oferecer a cada um(a) dos aluno(a)s o “Kit” de receção. Uma vez mais, os
princípios de uma Eco-escola foram respeitados e estes “Kits” foram construídos
utilizando frascos que foram sendo recolhidos junto do corpo docente e que,
deste modo, foram reutilizados. Desse “Kit” fazia parte um folheto com “Dicas
para obter sucesso na escola”, o conto infantil “Pezinho de Lã”, da autoria de
Paula Oliveira, um panfleto com as diversas modalidades do Desporto Escolar, um
marcador de livros com pequenas notas sobre a importância da leitura em
família, o “Quantos queres?”, uma receita para fazer bolachas saudáveis, e um
pacote de chá para tornar o momento de leitura mais aconchegante.
Muito obrigada a
todo(a)s aquele(a)s que tornaram possível esta receção, quer na sua preparação,
quer na sua realização.
Para os alunos e para
as alunas só nos resta reforçar os nossos votos de que se sintam felizes na
Escola Básica e Secundária de Gama Barros nos próximos 8 anos.
Para já, um excelente
ano letivo de 2022/2023 para todos!