Chegámos ao final do
ano letivo e com ele ao final de mais um projeto dinamizado pela Biblioteca
Escolar/CRE. Falamos do projeto “Ler e Escrever+ com a Biblioteca Escolar” que
pretendeu desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita e
mitigar o impacto negativo nas aprendizagens provocado pela pandemia de
Covid-19.
Uma das atividades
dinamizadas no âmbito deste projeto desenvolveu-se em parceria com a disciplina
de Português, numa fase inicial, e com a disciplina de Educação Visual, na fase
final. Partiu-se do aprofundamento do estudo da tipologia de texto “Entrada do
dicionário”, tendo os alunos começado por um trabalho de consulta de
significados de várias palavras em dicionários em suporte de papel e em suporte
digital. Seguiu-se a leitura de excertos do livro “O Dicionário do Menino
Andersen” de Gonçalo M. Tavares, uma obra que apresenta definições de várias
palavras com recurso a uma linguagem metafórica, criativa e, podemos dizê-lo,
por vezes, mesmo poética.
Este registo foi, de
alguma forma, fonte de inspiração para os nossos alunos do 6.º ano que, a
pares, tiveram de encontrar uma definição diferente da do dicionário convencional
para duas palavras relacionadas com a “Água” – tema da flexibilidade curricular
no nosso Agrupamento.
Para alguns alunos foi
um trabalho muito fácil, a musas estiveram com eles nas sessões dinamizadas na
biblioteca escolar; para outros, exigiu um pouco mais de esforço, mas, na
verdade, todos conseguiram atingir os objetivos, revelando grande criatividade
e fazendo com que conseguíssemos alcançar os objetivos a que nos propúnhamos.
Por fim, havia que
criar o dicionário de cada uma das turmas envolvidas. A professora Ana Teresa
Caixinha revelou toda a sua criatividade e empenho na forma como orientou os
alunos durante o processo de ilustração de cada uma das palavras, e na forma como
concebeu o produto final – um pequeno livro-harmónio que pode ser lido nas duas
faces de cada uma das folhas que o compõem.
Aqui ficam algumas fotografias dos trabalhos dos alunos, e do momento em que a Professora Ana Teresa Caixinha explicou aos Pais/Encarregados de Educação todo o processo de elaboração deste dicionário.