domingo, 17 de julho de 2022

“O Dicionário do Menino Andersen” de Gonçalo M. Tavares inspira alunos do 6.º ano

 

Chegámos ao final do ano letivo e com ele ao final de mais um projeto dinamizado pela Biblioteca Escolar/CRE. Falamos do projeto “Ler e Escrever+ com a Biblioteca Escolar” que pretendeu desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita e mitigar o impacto negativo nas aprendizagens provocado pela pandemia de Covid-19.

Uma das atividades dinamizadas no âmbito deste projeto desenvolveu-se em parceria com a disciplina de Português, numa fase inicial, e com a disciplina de Educação Visual, na fase final. Partiu-se do aprofundamento do estudo da tipologia de texto “Entrada do dicionário”, tendo os alunos começado por um trabalho de consulta de significados de várias palavras em dicionários em suporte de papel e em suporte digital. Seguiu-se a leitura de excertos do livro “O Dicionário do Menino Andersen” de Gonçalo M. Tavares, uma obra que apresenta definições de várias palavras com recurso a uma linguagem metafórica, criativa e, podemos dizê-lo, por vezes, mesmo poética.

Este registo foi, de alguma forma, fonte de inspiração para os nossos alunos do 6.º ano que, a pares, tiveram de encontrar uma definição diferente da do dicionário convencional para duas palavras relacionadas com a “Água” – tema da flexibilidade curricular no nosso Agrupamento.

Para alguns alunos foi um trabalho muito fácil, a musas estiveram com eles nas sessões dinamizadas na biblioteca escolar; para outros, exigiu um pouco mais de esforço, mas, na verdade, todos conseguiram atingir os objetivos, revelando grande criatividade e fazendo com que conseguíssemos alcançar os objetivos a que nos propúnhamos.

Por fim, havia que criar o dicionário de cada uma das turmas envolvidas. A professora Ana Teresa Caixinha revelou toda a sua criatividade e empenho na forma como orientou os alunos durante o processo de ilustração de cada uma das palavras, e na forma como concebeu o produto final – um pequeno livro-harmónio que pode ser lido nas duas faces de cada uma das folhas que o compõem.



Aqui ficam algumas fotografias dos trabalhos dos alunos, e do momento em que a Professora Ana Teresa Caixinha explicou aos Pais/Encarregados de Educação todo o processo de elaboração deste dicionário.