sábado, 7 de maio de 2016

Sessão de Encerramento da Exposição "Shakespeare...we love"







No dia 3 de maio os familiares dos alunos das turmas que participaram na exposição “Shakespeare…we love” (6.º 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª e 7.º 2.ª, 7.ª e 8.ª) foram convidados para virem à Biblioteca Escolar para assistirem a uma pequena cerimónia que pretendeu, também, homenagear aquele que é considerado o maior dramaturgo Inglês.
Depois de um apontamento musical interpretado por alunos dos 6.º 1.ª, 3.ª e 7.ª sob orientação da professora de Educação Musical, M.ª do Céu Mendes, vários alunos, que participaram com trabalhos na exposição, leram poemas de William Shakespeare em Português e em Inglês.










Foram entregues os prémios às molduras mais votadas e àquelas que foram destacadas com um prémio de mérito pela equipa da Biblioteca Escolar e professores de Inglês envolvidos.
A sessão terminou com um novo apontamento musical e com um pequeno lanche para alunos e respetivos familiares.
Os alunos premiados foram os seguintes:

1.º lugar

João Pedro Domingues (7.º 8.ª)



2.º lugar

Anita Fernandes
Carolina Paz (7.º 8.ª)


3.º lugar

Afonso Henriques (7.º 8.ª)

Prémios de Mérito

Diogo Cavaca
Diogo Cobra
Rodrigo Batista (7.º 8.ª)


Ana Catarina António (6.º 8.ª)


Guilherme (6.º 1.ª)


Ana Raquel Lopes (6.º 8.ª)



Daniel Sampaio (7.º 2.ª)

PARABÉNS A TODOS!
OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NESTA ATIVIDADE.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Biblioteca da ESGB assinala 400 anos da morte de William Shakespeare




A 23 de abril assinalou-se o Dia Mundial do Livro. Nesse dia, no ano de 1616, morreram dois grandes vultos da literatura mundial – Miguel de Cervantes e William Shakespeare. (Ressalve-se que estas datas não são totalmente consensuais).
400 anos depois, a BE/CRE da Escola Básica e Secundária de Gama Barros decidiu, em parceria com os docentes do grupo 330 -Inglês- não deixar passar em branco esta data e prestou uma singela homenagem àquele que é considerado o bardo Inglês – William Shakespeare.
Lançou-se o desafio e os alunos corresponderam com empenho e criatividade - dezenas de molduras, personalizadas, de retratos do poeta e dramaturgo Inglês. Tal como previsto, criou-se, assim, com os trabalhos apresentados pelos alunos das turmas do 6.º e a algumas turmas de 7.º ano, um grande painel que, deu, também, a conhecer à comunidade escolar um pouco da sua vida e da sua extensa obra.
Paralelamente, os alunos da turma de Artes do 12.º ano, orientados pelo professor de Oficina de Artes, António Silvano, e com a colaboração da professora de desenho, M.ª João Cruz,  recriaram uma parte da fachada da casa de Julieta, em Verona, nomeadamente da varanda que serviu de palco a juras de amor eterno entre os dois apaixonados – Romeu e Julieta, na tragédia homónima de William Shakespeare.