terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia 1 de outubro – Dia Nacional da Água assinalado na Biblioteca Escolar POUPAR ÁGUA É URGENTE!


Sabia que quando compra um kilo de maçãs se gastou na sua produção cerca de 820 litros de água?
E que para produzir um par de sapatos se gasta, em média, cerca de 8500 litros?
E que um kilo de bife implicou um dispêndio de cerca de 16 mil litros de água?

Estas e muitas outras questões relacionadas com o “valor” da água foram hoje abordadas na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Gama Barros no âmbito do Dia Nacional da Água. Num ano em que o tema nuclear da Flexibilidade Curricular é precisamente “A Água”, a BE/CRE dinamizou um conjunto de atividades que pretenderam dar o pontapé de saída para outras que se sucederão ao longo do ano letivo. O objetivo principal destes Jogos da Água foi essencialmente o de sensibilizar os alunos para o desperdício de água que vai acontecendo no quotidiano de cada um de nós e que há uma necessidade urgente de pouparmos água.
Assim, no jogo “Pesca uma Ideia – Poupa Água” os alunos foram “pescando mensagens” associadas a poupança e a desperdício de água. Venceram as equipas que conseguiram reunir no quadro branco mais cartas com mensagens alusivas a comportamentos que contribuem para a poupança de água.
Na atividade “Constrói o puzzle – valor da água” tentou-se sensibilizar os alunos participantes para o custo em água envolvido no processo de produção de vários “objetos” ligados ao nosso quotidiano.
A frase “Conseguimos calcular o custo de tudo, exceto o de um futuro sem água.” que constava do puzzle deixou muitos dos alunos a refletir sobre esse problema.
No final, toda a água utilizada nas atividades foi utilizada para regar algumas das plantas da escola.
As atividades contaram com a preciosa colaboração dos alunos monitores da BE/CRE e com alguns dos candidatos a monitores que, também, demonstraram  estar à altura da situação.
Houve prémios simbólicos para todos os participantes de entre os quais se destaca um texto sobre a seca que tem vindo a ameaçar Portugal nestes últimos anos, que foi, também, distribuído pela comunidade escolar.
Esse texto é postado neste blogue.

Pense nisto – 70% da Terra é água mas apenas 1% é água doce acessível ao ser humano.



























sábado, 14 de setembro de 2019

Alunos do 5.º ano começam as visitas orientadas à Biblioteca Escolar






Mais um ano letivo que começa e, com ele, as atividades na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE).
Como é habitual, a professora bibliotecária dinamiza, em parceria com os professores de Português, visitas orientadas à BE/CRE. Este ano as visitas começaram logo no 1.º dia de aulas, com a turma 1.ª do 5.º ano.
Em grupo, os alunos do 5.º ano realizam um conjunto de três atividades:
- resolução de um puzzle da capa da obra de leitura integral “A Viúva e o Papagaio”, com recurso à App “JigSaw Puzzle”; com base no puzzle, os alunos procuram a resposta para várias perguntas relacionadas com alguns elementos paratextuais e consolidam o conceito de cota de um livro;
- segue-se uma outra atividade lúdica na qual os alunos “exploram” a Zona de Leitura Vídeo e o “Jardim das Leituras” através de jogos de palavras que implicam os DVD aconselhados à sua faixa etária, bem como alguns dos jogos que a BE/CRE aí disponibiliza;
- finalmente, o último desafio implica uma leitura do Guia do Utilizador da BE/CRE, e a observação atenta da distribuição da coleção pelas diversas estantes da biblioteca.
As atividades são realizadas de forma rotativa e, mais uma vez, não faltou entusiasmo e animação.